terça-feira, 22 de abril de 2014

CURSO DE VIOLÃO 2° AULA

                                              APRENDENDO A MANUSEAR O INSTRUMENTO


imagem da postagem aula de violão.

Bem para aprender violão um passo fundamental é dedicar tempo em treinar, e como eu falei na postagem anterior se quer aprender um instrumento adquira-o, ou seja tenha ele em casa para poder treinar quando quiser.

Algo muito importante para quem esta começando é saber portar-se de forma correta com o violão, muitos logo de começo compram as alças para poder segurar melhor o instrumento no corpo e poder treinar ou tocar de pé.
Não que eu ache errado a pessoa utilizar-se da alça ou tocar de pé,  pois se você tocar em uma banda por exemplo, na maioria das  vezes você vai tocar de pé.

Mas eu indico no começo a pessoa não usar alças nem mesmo tocar em pé, tudo por questão de postura e equilíbrio. Existe posturas diferentes na questão de tocar violão como por exemplo a postura popular, a postura clássica e entre outras posturas.

Eu pretendo deixar claro que essas aulas não são direcionadas para profissionais mais para iniciantes que pretendem aprender violão pela internet. Justamente por isso eu quero passar dicas para violão popular.

Para começar ensaiar o método violão popular na questão de postura treine sentado de preferencia em uma cadeira firme de encosto não muito inclinado para trás. No violão popular usa-se o violão apoiado na perna direita do aluno.
O violão deve ser usado na perna direita
Violão sobre a perna direita



Eu sugiro também que não ligue o violão em caixa amplificada estou dizendo isso de começo até você adquirir um certo desenvolvimento em seus dedos.

A minha dica é que você aprenda a linguagem musical chamada cifras que é uma linguagem  onde letras de A a G representam notas musicais acompanhada também de alguns símbolos.

Para aprender cifras click aqui.

Eu acho interessante a pessoa não começar aprender por melodias e solados, mas o aluno na minha opinião deve começar aprender acordes. Neste linque acima  eu mostro em gráficos a forma de executar alguns acordes de forma simples e fácil de intender.

Se você é iniciante sugiro que comece a executar acordes maiores de Dó a Si como estão nos gráficos nas postagens de cifras. Para exercitar os dedos da mão esquerda e ao mesmo tempo exercitar o ritmo da mão direita, execute a nota: Dó procure executar usando as pontas do dedos.

         
Imagem que demostra a forma de segurar a palheta.
forma de segurar a palheta para o exercício abaixo.

imagem de como segurar a palheta.
segure com polegar e o indicador


Com a mão esquerda executando o acorde de dó maior e com auxilio de uma palheta conte até 10 (dez) palhetando todas as cordas duas vezes para baixo e duas para cima exemplo:1 para baixo, 2 para baixo, 3 para cima, 4 para cima, até inteirar 10 na contagem. depois passe para ré maior fazendo o mesmo procedimento. Continue em cada nota maior  contando até 10 (dez) palhetando todas as cordas 2x para baixo 2x para cima. Faça este procedimento em todas as notas até chegar no si quando terminar o si comece o mesmo procedimento nas notas menores. de menor a si menor.  

Repita varias vezes  esse exercício, se possível todos os dias que ajudara você a pegar pratica em executar acordes e ritmar a mão direita.

É normal o iniciante sentir um pouco de dor nos dedos e nas mãos ao executar os acordes. Quando começar doer os dedos ou a mão largue por uns minutos o instrumento para depois voltar os exercícios para que não tenha nem um prolema nas juntas ou intensa dor muscular (o correto é nunca forçar de mais).
Imagem que mostra exercício de palhetada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

banner