domingo, 13 de abril de 2014

CURSO DE VIOLÃO 1° AULA

                                                            1° AULA DE VIOLÃO

                               Para aprender a historia do violão click aqui
                               Para aprender afinar o violão click aqui

aprenda tocar vioão
  O violão é um instrumento muito popular no Brasil, e muitas pessoas desejam aprender tocar violão. Quem deseja aprender a tocar esse instrumento faz uma ótima escolha, inclusive eu indico qualquer pessoa que deseja aprender a tocar guitarra ou contra baixo que comece primeiro pelo violão.


   Por que aprender primeiro violão antes de guitarra ou baixo?  Eu indico primeiro o violão antes da guitarra ou contra baixo não por regra. Na verdade se a pessoa decidir aprender guitarra ou baixo antes do violão, ela vai aprender. Mas a questão é  benefício em aprender a tocar violão e não regra.

   Eu não faço apologia que o instrumento que primeiro deve ser aprendido é o violão, inclusive eu mesmo comecei aprendendo melodias no teclado. Mas quando aprendi a tocar violão os benefícios foram muito grandes aumentando minha capacidade de aprender outros instrumentos.

  Quando a pessoa aprende a tocar violão podemos dizer que 90%  de guitarra a pessoa aprendeu. Claro que há uma grande diferença da guitarra para violão em questão de timbre, tocabilidade e algumas técnicas também são diferentes. Mas em questão de afinação, escala cromática e montagem de acordes esses instrumentos são iguais. Eu indico o violão acústico sem ligar ao um cubo pelo fato das cordas do violão ser mais pesadas fazendo com que o aluno desenvolva os dedos ao treinar acordes solos etc. Já a guitarra por ser elétrica as cordas são muito macias desenvolvendo menos os músculos dos dedos do aluno.

   Bem já vimos que aprender violão facilita a aprender guitarra. Mas e o baixo? Bem em questão do baixo vou pegar para exemplo o baixo 4 cordas. Se você aprender a escala das 4 cordas de cima do violão G-D-A-E você aprendera também aonde se encontra as notas na escala do baixo de 4 cordas. Pois ambos tem a mesma escala cromática.

                                                   

                      Conhecendo Seu instrumento

  Na minha opinião qualquer pessoa que deseje aprender tocar um instrumento musical precisa ter o instrumento para não precisar pedir emprestado quando quiser treinar o mesmo.

   Mas depois de adquirir o instrumento precisamos conhece-lo, e vendo a necessidade das pessoas em aprender não só a tocar mais em conhece-lo mais o instrumento decidi começar ensinando as partes do violão acompanhe a ilustração abaixo.

Nessa imagem eu mostro em detalhes as partes que componhi um violão

    Acompanhe na imagem os números e os nomes de cada parte do violão fararei pois falarei de cada uma delas.

  1° Mão ou cabeça: É a parte superior do instrumento feita de madeira, onde é parafusada as tarraxas. Geralmente é feita com a mesma madeira do braço, mas dependendo da marca e do modelo pode ser entalhado no braço.

   2° tarraxas: é um mecanismo metálico contendo suporte para todas as corda do instrumento. As cordas são enroladas em uma espécie de cilindro nas tarraxas. E as tarraxas são responsável pela afinação do instrumento.

   3°Pestana ou capotraste: é a parte do instrumento que fica entre o final da mão e no começo da escala do instrumentos. Esse acessório é responsável em manter a distancia correta das cordas em relação a escala. Existe várias matérias primas de que são feita as pestanas como: nylon, osso de animal, metal, isso vária muito dependendo da marca e do modelo. E dependendo da matéria prima que é feita a pestana influencia no timbre do instrumento.

   4°escala: parte de madeira que localiza-se colado no braço entre o final da mão e vai até a boca do instrumento. A função da escala é servir de base para as trastes e é também o local onde as notas são executadas. A escala geralmente é feita de madeira mais rígida do que a do braço pois é a parte que fica em contato com as cordas quento a pessoa executa as notas, e também se a madeira da escala não for boa até a unha do músico pode ferir a escala.

   5°Braço: é parte de madeira do instrumento, que serve como base da mão e da escala do mesmo. Várias espécie de madeiras pode ser usada para confecção do braço depende do fabricante e do modelo do instrumento. Nos modelos atuais de violão que possuem cordas de aço o braço vem com um acessório amais, que é uma barra de metal chamada de tensor que serve para regular o braço em caso de empenamento devido as tensão das cordas.

   6°Casas: são os espaços que fica entre uma traste e outra esses espaços estão localizado escala do instrumento e é nesses espaço onde as notas e acordes são executados. Geralmente entre o começo e final, do braço o violão tem de 12 a 15 cordas depende do modelo e até o final da escala o violão pode ter de 18 a 22 casas dependendo também do modelo.

   7° trastes: são peças de metal que se-parece até com arames e servem para separar as casas, as trastes são fixadas sobre a escala do instrumento. Se as trastes estiverem desniveladas podem afetar o som do instrumento, ocorrendo o chamado trastejamento, que acontece quando a corda é soada fica encostando em uma ou mais trastes.

   8° Corpo: é caixa de ressonância do instrumento, responsável pela propagação acústica do som. O corpo do violão é composto pelas laterais, o fundo e o tampo. No fundo e no tampo a estrutura de madeira que são colados em lugares específicos que influenciam diretamente no som do instrumento.

   9° Boca: É o orifício redondo ou meio oval (depende do modelo) que se localiza no final da escala. O ar em vibração passa pela boca do instrumento ajudando a produzir a acústica do mesmo, por isso a boca é muito importante para o som. Se o violão não tivesse boca ou algum outro orifício só faria um bom  som com o auxilio de captadores e amplificador.  

   10° Roseta ou mosaico: É um enfeite tradicional do violão, localizado ao redor na boca do instrumento como uma espécie de borda. Não influencia na tocabilidade nem no som, mais é fundamental no acabamento do mesmo. Eu já vi pessoalmente um violão sem roseta e posso garantir que tira grande parte da beleza do instrumento.

   11° Cavalete: É uma peça de madeira fixado no tampo do violão, e é base que segura as cordas do violão. O cavalete é feito dos mais variados tipos de madeira, e não tem o modelo padrão, pois existe vários modelos diferentes.

   12° Rastilho: É uma pequena peça que é encaixada no cavalete é um suporte que controla a altura das cordas. O rastilho pode ser produzido de materiais diferentes como: plastico, osso de animal, metal e etc...
O rastilho pode afetar o timbre do instrumento, dependendo da matéria-prima que é usada na sua fabricação.

   13° Cordas: ficam presas entre o cavalete e as tarraxas. São as vibrações das cordas que produzem o som. As cordas podem ser de aço ou de nylon depende do violão. Geralmente a maioria dos violões possui 6 cordas, mais existe violões de 7 e 8 e até de 12 cordas. As cordas do violão podem ser afinadas de maneira diferentes, mais a afinação padrão para o popular de 6 cordas é:  contada de baixo para cima E-B-G-D-A-E. As 3 primeiras cordas do violão (as mais agudas) são chamadas cordas primas, e as 3 ultimas (mais graves) são chamadas bordão. Sendo assim a 1°corda é: Mi prima, a 2° Sí prima, a 3° Sol prima.
As cordas graves: 4°corda Ré bordão,  5°Lá bordão e 6°Mi bordão. Para diferenciar o Mi agudo do Mi grave chamados Mi prima e Mi bordão ou mais popula mizinho e mizão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

banner