sábado, 12 de abril de 2014

CUIDADOS COM VIOLINO

                                                          CUIDADOS COM VIOLINO

Partes de um violino.
     
 O violino é um instrumento antigo, melódico, que tem um som melancólico e as vezes até agressivo como na musica SUMMER de Vivald.

O violino é um instrumento não muito fácil de aprender e por isso exige da parte do aluno muito esforço treino e dedicação. Por ser um instrumento direcionado para melodia o violino não é um instrumento indicado para fazer acordes sendo assim as cifras não são recomendadas para violino.


Outro detalhe do violino é que ele não possui traste que são aqueles metal que separam as casas em grande parte dos instrumento de cordas. Se o violino não possui traste então a tablatura não é indicada para o violino. Mas que tipo de linguagem musical temos que aprender para tocar violino? A linguagem que devemos aprender para tocar violino é a partitura, ter conhecimento em partitura é fundamental para quem deseja aprender violino. Ver Link para saber questões básicas sobre partitura.   como ler partitura click aqui

Mas não é só cuidado em estudar teorias e em treinar bastante que devemos ter com esse instrumento. Devemos ter em mente que o violino é um instrumento precioso e ao mesmo tempo frágil que exige certos cuidado.

O primeira questão que temos que tomar cuidado com o violino é em relação a afinação, diferente do violão por exemplo, o violino não tem tarraxas o que pode dificultar um pouco a afinação se você for iniciante. Com os instrumento de tarraxas torcemos as chaves em sentido horário das tarraxas e a corda sera apertada de leve, por exemplo torcemos três voltas as chave das tarracas e a corda não sera apertada mais ou menos uma meia volta. Isso acontece por que as tarraxas possui engrenagens, que alem de segurarem a afinação ajudam a corda a não ser apertada bruscamente.

Mas o violino não ao invés de tarraxas possui cravelha e as cravelhas não possui engrenagens mas são ligadas diretamente nas cordas do violino. Por tando o mesmo tanto de voltas você der na cravela é o mesmo tanto de aperto na corda. Sendo assim é muito fácil arrebentarmos as cordas do instrumento se formos iniciante. Falo isso por experiência própria, pois eu mesmo arrebentei uma corda do meu violino
quando estava tentando afinar o mesmo. Mas como afinar o violino da maneira correta? Colocarei a resposta por pontos:

  • Para afinar seu violino adquira um afinador eletrônico (digital)  obs: ao comprar um afinador pergunte ao vendedor se aquele afinador serve para violino, pois nem todos os afinadores digitais servem para afinar violino. Caso preferir pode baixar um app que afine violino através de celular com android.
  •  Outro passo importante é sabermos em que notas as cordas do violino são afinadas. Pois bem as cordas do violino são contadas de baixo para cima sendo assim a primeira corda é a mais fina e a quarta a mais grossa.  1° corda deve ser afinada em MI,   2° em LÁ,  3°em RÉ e a  4° em SOL.
  •  Outro detalhe interessante é sabermos utilizar os micros afinadores. As cravelhas do violino são usadas quando a corda esta muito longe da afinação (muito desafinada), e os micros afinadores são utilizados quando a corda esta perto da afinação. Para saber em detalhe como afinar um violino click aqui.
       Não só na afinação que devemos ter cuidado com violino mais também em questão de trocar as cordas.
Na hora de trocar as cordas elas não devem ser soutas todas em uma mesma hora para não ter perigo de tirar a alma do violino fora do lugar. A alma do violino e um pino que leva a vibração do cavalete para a parte inferior do Mesmo. O detalhe é que a alma não é colada mas é encachada por dentro do corpo do instrumento, e se chegar escapar afeta totalmente o som do violino. 


              Cuidado ao guardar o violino!

   O violino deve sempre ser guardado no estojo, cuide para não deixar em lugar úmido para não estragar a madeira tipo embaixo da cama ou muito perto da parede mesmo estando no estojo pode pegar umidade.
Se você mora em lugar muito quente deve cuidar para não deixar muito perto da laje para que a madeira não trabalhar. Evite deixar o estojo aberto perto de uma janela que pegue sol, para não ocorrer de pegar sol no instrumento podendo assim, até formar rachaduras no mesmo.  Lembre-se o sol e a umidade são um veneno para seu instrumento!!!

Ao guardar seu instrumento no estojo não esqueça de retirar a espaleira para não danificar o estojo. Eu ja vi pessoas perguntarem se "devo frouxar as cordas do violino ao guarda-lo?" A resposta é não o violino não deve ser desafinado ao ser guardado no estojo.

            Cuidados com o arco!

     A duvidas de muitos iniciantes é acerca da tensão que arco do violino deve ter. Pois bem, ao ir tocar seu instrumento não deixe nem muito frouxo que o som pode ficar muito feio e nem muito apertado para não forçar o arco. A medida que eu indico é que entre o meio do arco e a cerda de ficar entre 0,8 a 0,9 mm de espaço. Pra você não precisar medir deixe uma tensão que de espaço para caber uma caneta entre o meio do arco e as cerdas.

   
este arco de violino esta danificado.    
   
    Uma coisa que não pode ser esquecida na hora de guardar o seu instrumento é de frouxar as cerdas do arco. Nunca guarde o arco sem frouxar as cerdas. Se você guardar o arco com as cerdas apertada vai diminuir a vida útil do mesmo, estragando a tenção das cerdas e curvando a madeira do arco como na foto ao lado.  

  

3 comentários:

  1. o meu está igual ao da foto, apertei demais e não estou conseguindo afrouxar Oque eu faço? por favor, preciso desta resposta rapido...

    ResponderExcluir

banner