sexta-feira, 11 de abril de 2014

AFINANDO O VIOLINO

 COMO AFINAR O VIOLINO COM AFINADOR DIGITAL?

   
Afinador santo angelo.
Antes de tudo adquira um afinador eletrônico (digital) ou baixe um app de afinador para Android.
   Pois bem as cordas do violino são contadas de baixo para cima sendo assim a primeira corda é a mais fina e a quarta a mais grossa.
 1° corda deve ser afinada em MI,   2° em LÁ,  3°em RÉ e a  4° em SOL. 
 Na maioria dos afinadores digitas as notas não estão escritas como se lê, mas estão escrita em cifras
caso estiver com duvida acerca do que é cifra clique aqui.   obs: deixe os micros-afinadores bem frouxos.
Prenda o afinador na voluta ou para maior precisão no cavalete do instrumento, (caso querer afinar a partir de um celular android deixe o mesmo mais próximo possível do instrumento com o microfone do celular virado para o violino de preferência em um ambiente silencioso).

essa imagem mostra em que notas as cordas do violino deve ser afinada.
Notas que as cordas devem ser afinadas.

Eu recomendo que comesse afinando a  2° corda e não a primeira. Geralmente o afinador digital não reconhece a nota da corda logo de começo por isso pode acontecer de você soar a primeira corda e o afinador apontar invés de MI um Sol.




exemplo no afinador.
Reconhecendo a  2° corda do violino


Então começando pela  2° corda pode aparecer outra nota no afinador. 
Como fica o afinador afinado  em lá.
 2° corda do violino afinada.

Para afinar o violino não necessita usar o arco. Após prender o afinador ao instrumento faça a  2° corda soar puxando de leve a corda com o dedão pressionandopara baixo, não soe a corda aonde é passado o arco para não tirar o breu das cordas. Puxe mais na proximidade do espelho. Aperte a cravelha da  2° corda em sentido horário e soe a corda com dedão. Repita o procedimento apertando a cravelha e soando a corda até o afinador reconhecer a segunda corda. O sinal que a corda foi reconhecida é a letra A no afinador como a imagem ao lado. 
       
 Apos o afinador reconhecer a corda pare de apertar a                                                                                         cravelha e comece a girar o micro-afinador do                                                                                                 estandarte,
em sentido horário soando a corda, você notara que a seta sobre a letra  começara a ir da esquerda para direita. Você deve deve apertar o micro-afinador até centraliza-lo a seta no meio da letra caso passar a seta para o lado direito então deve-se frouxar em sentido anti-horário até centraliza-lo co meio. Quando centralizar a ceta com a letra a então a corda esta afinada em na maioria dos afinadores a tela muda de cor quando a corda esta afinada.

     Após afinar a  2° corda faça o mesmo procedimento na  3° soe a cor e aperte a cravelha até o afinador reconhecer a 3° corda o sinal que o afinador reconheceu a 3° corda é a letra D na tela do mesmo.

     Após o afinador reconhecer a corda não aperte mais a cravelha mas sim o micro-afinador do estandarte em sentido horário até a ceta ficar no centro da letra D se a seta passar do centro frouxe a micro-afinador em sentido anti-horário.
Amostra de como deve ficar nota ré no afinador.
3° corda reconhecida
Exemplo de como é a nota ré no afinador digital.
3° corda afinada







     Após afinar a 3° corda devemos afinar a 4° corda usando o mesmo procedimento que foi usado nas cordas anteriores nas cravelhas ,no soar da cor da e no micro afinador. Afina na cravelha até o afinador reconhecer a nota sol representada pela letra G. Após o reconhecimento da 4° corda deve-se usar o micro afinador até a seta ser centralizada afinando assim a corda.
o sol é representado por G.
4° reconhecida.
amostra de como é a corda sol afinada.
4° corda afinada
   Então finalmente após afinar da 2° a 4° corda passaremos para 1° corda com o mesmo processo das cordas anteriores mas devemos ter muito cuidado no apertar a cravelha para não estourar a corda sendo essa a mais fácil de estourar.
     A primeira corda é representada pela letra E. Aperte a cravelha soando a corda com dedão até o reconhecimento da nota pare assim que o afinador reconhecer a mesma. Então termine de afinar usando o micro-afinador.
Amostra de reconhecimento.
1°reconhecida
esta imagem mostra a nota Mi afinada.
1° nota afinada

4 comentários:

  1. Me ajuda eu vou afinar a corda RÉ mas no afinador aparece corda SOL, ai eu afroxei pq fiquei com medo d arrebentar, ai fiquei afroxando e apertando. Quando eu aperto sai corda LA mas quanfo eu afroxo sai corda SOL, to com medo d estraga o violino mas realmente n sei pq o afinador n da d jeito nenhum corda RE

    ResponderExcluir
  2. Me ajuda eu vou afinar a corda RÉ mas no afinador aparece corda SOL, ai eu afroxei pq fiquei com medo d arrebentar, ai fiquei afroxando e apertando. Quando eu aperto sai corda LA mas quanfo eu afroxo sai corda SOL, to com medo d estraga o violino mas realmente n sei pq o afinador n da d jeito nenhum corda RE

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Preciso de ajuda.. Meu violino está corretamente afinado. Comprei um adesivo da escala natural, já que sou iniciante. O meu problema é que quando vou pressionar a corda para tocar uma nota, a mesma não casa com a nota que deveria ser. Isso ocorre exceto com a corda MI (na corda MI todas as notas estão certinhas). Nas demais cordas, parece que todas as notas estão acrescidas de 1/2 tom, mas quando toco a corda solta está com a afinação correta. Não consigo entender qual o problema, já comparei meu violino com violinos de outras pessoas e sei que as marcações do adesivo estão corretas. Já tentei ajustar o cavalete mas também não adiantou. O que pode estar ocasionando este problema?

    ResponderExcluir

banner